CafeMom Tickers

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

*O que li durante e após a gravidez*

Sempre adorei ler e claro que quando descobri que estava grávida de baby R., os meus temas de leitura passaram a ser a gravidez em si e tudo o que dizia respeito ao bebé depois de nascer .
Para acabar com a curiosidade que tinha sobre esses assuntos, comprei os livros que seguem mais abaixo.

  • "A sua gravidez dia a dia" - Dr.ª Maggie Blott
     Este livro é um guia diário completo que abrange as 40 semanas de gravidez. Para além de conter conselhos detalhados de peritos sobre questões, preocupações e complicações na gravidez, também explica tudo sobre o alívio da dor e tipos de parto; informa sobre o que esperar nas primeiras horas após o parto e dá orientações para que os novos pais se adaptem à vida com o bebé..
Para além de tudo isto, este livro tem mais de 1000 imagens que mostram o bebé a desenvolver-se no útero e está perfeitamente adaptado à realidade portuguesa, com estatísticas nacionais e leis que regulamentam os direitos e deveres da mulher grávida.
Se alguém estiver interessado, está à venda e está como novo.

(imagem retirada da Internet)
  • "Livre de bord de la future maman" - Marie-Claude Delahaye
      Para quem viveu como eu em França ou de alguma forma esteja ligada à língua francesa, achei este livro bastante completo apesar de não ter fotos e de ter um formato livro de bolso. Muito em conta (à volta dos 6€), é bastante completo. Retrata semana após semana a evolução do bebé além de dar muitas dicas à futura mamã. Muito bom!

(imagem retirada da Internet)
  • "Socorro! sou mãe...como resistir com alegria ao primeiro mês de vida do bebé" - Rita Ferro Alvim
      O título chamou logo a minha atenção. De facto já tinha ouvido falar muita coisa acerca do primeiro mês de vida do bebé e confirma-se, é mesmo complicado!!! 
Mas tenho de admitir que este livro me foi bastante útil e esclarecedor sobretudo no que diz respeito ao tema da amamentação (a famosa "subida do leite" que me metia tanto medo) entre outros assuntos. O fato de ter sido escrito por uma mamã doce como a Rita Ferro Alvim também ajuda...

(imagem retirada da Internet)
  • "O grande livro do bebé" - Mário Cordeiro
     "O nascimento de um filho é um momento único na vida dos pais. Chegados a casa, inicia-se uma fantástica aventura onde todas as horas, noites, dias, semanas, meses, contam. O primeiro ano de vida é longo, repleto de dúvidas, perguntas, inquietações e momentos críticos. Estes doze meses intensos são fundamentais para a personalidade e o desenvolvimento do vosso filho. Infelizmente, ou felizmente, o vosso bebé não vem com «manual de instruções». O autor foca todas as necessidades fundamentais do bebé – alimentação, sono, desenvolvimento, saúde e conforto – que são objecto de grande preocupação por parte dos pais. – Devo dar de mamar?– Posso dar banho ao meu bebé recém-nascido?– Como combater a febre?– Que alimentos pode comer o meu bebé aos 6 meses?– O meu filho não dorme bem, é normal? O que posso fazer?– O que é melhor para o meu filho, ficar em casa com os avós ou ir para o infantário?"

     Em 3 meses de vida com baby R. já me foi bastante útil, nomeadamente no que diz respeito à maneira de proceder para regular o sono do bebé. Só por isso merece uma vénia! A edição com capa mole sai bastante mais barata do que a edição com capa dura. A diferença está apenas nisso e no facto das fotos estarem a preto e branco.

(imagem retirada da Internet)

2 comentários:

Anónimo disse...

boa noite,ainda tem o 1o livro para venda? estou interesada,obrigada

Unknown disse...

Boa noite,
ainda tenho sim. Se me disser o seu email, terei todo o gosto em mandar fotos do mesmo e mais detalhes. Obrigada